Grupos de Trabalho - GT Qualificação Docente

O GT Qualificação Docente tem por objetivos identificar as carências na qualificação do corpo docente dos cursos de graduação e programas de pós-graduação da área de Ciências do Mar e identificar fontes de fomento à formação de recursos humanos para a superação das carências detectadas.

Em 2011 o GT Qualificação Docente passou por uma reestruturação em sua composição, permanecendo como membros a Profa. Dra. CINTIA MIYAJI (UNIMONTE), coordenadora, e a Profa. Dra. ÉRICA ALVES GONZALES VIDAL (UFPR), sendo que foram incluídos o Prof. Dr. CARLOS ALESSANDRE DOMINGOS LENTINI (UFBA), o Prof. MSc LEONARDO TEIXEIRA DE SALES (UFAL) e a Profa. MSc. MARIA INÊS FREITAS DOS SANTOS (UNIVALI).

O GT realizou reunião de trabalho nos dias 26 de agosto de 2011, em Brasília/DF, nas dependências da SECIRM, ocasião em que foi definido o instrumento de coleta de dados e a sua forma de aplicação, as grandes áreas, áreas e subáreas abrangidas pelo mesmo e ainda foi elaborado o ofício solicitando a contribuição e orientando os coordenadores de cursos de graduação e programas de pós-graduação, visando à identificação das carências na formação de recursos humanos na área de Ciências do Mar. Em 05 de outubro de 2011 os integrantes do GT voltaram a se reunir, também nas dependências da SECIRM, para a avaliação preliminar dos resultados obtidos, optando por prorrogar o prazo de coleta dos dados em face da baixa contribuição e do preenchimento inadequado dos questionários, ficando a apresentação dos resultados marcada para ocorrer durante o 4° EnCoGra-Mar.

Por ocasião do III Workshop dos Grupos de Trabalho do PPG-Mar o GT voltou a se reunir para sistematizar as informações recolhidas por meio do questionário aplicado aos coordenadores, que foram apresentadas em sessão plenária (mesa-redonda) do dia 24 de novembro. Dos debates que ocorreram após a apresentação dos resultados foram extraídas as seguintes recomendações para a continuidade dos trabalhos do GT: necessidade de Professores Substitutos durante afastamentos temporários de docentes para qualificação;  inclusão de vice-coordenadores de curso no mail-list do PPGMar; necessidade de refinamento dos dados obtidos, uma vez que algumas áreas foram apontadas como prioritárias por cursos que não têm a mesma como foco de formação; avaliar a possibilidade de aumentar o n amostral e refinar a análise dos dados; e os dados devem ser apresentados aos tomadores de decisão de forma simples e clara.

Em função dos resultados e discussões geradas houve o entendimento de que o GT tivesse continuidade, estabelecendo novas etapas de trabalho. Por esta razão, ao final do III Workshop, os integrantes do GT estabeleceram o planejamento para 2012, que inclui:

- Refinar a análise e ampliar a coleta de dados sobre áreas prioritárias para a formação de recursos humanos;

- Identificar e divulgar fontes de fomento à formação de recursos humanos da área de Ciências do Mar;

- Fazer gestão junto aos órgãos de fomento para que apóiem atividades de formação de recursos humanos (editais induzidos) para suprir as carências da área de Ciências do Mar;

- Incentivar o intercâmbio entre docentes e especialistas nacionais e estrangeiros da área de Ciências do Mar; e

- Promover e incentivar atividades (seminários, oficinas, cursos e outros) destinadas a melhorar a qualificação e atualização do corpo docente da área de Ciências do Mar.

No início de 2012 os integrantes do GT concluiram o documento "Identificação de áreas prioritárias para a qualificação docente em Ciências do Mar", que foi encaminhado a CAPES e ao CNPq para servir de subsídio ao fomento neste domínio do conhecimento.