Grupos de Trabalho - GT Empreendedorismo

APRESENTAÇÃO

O GT Empreendedorismo surgiu em 2010 e tem por objetivo promover e disseminar a cultura empreendedora na área das Ciências do Mar.

Metas do GT Empreendedorismo:
1. Prestar consultoria à Empresas Juniores de Ciências do Mar (novas ou existentes);
2. Realizar o III Encontro de Empresas Juniores dos cursos de Ciências do Mar; e
3. Promover a discussão entre os coordenadores dos cursos de graduação acerca da proposta já elaborada de ementa de disciplinas de Empreendedorismo em Ciências do Mar;
4. Publicar e distribuir aos estudantes o Guia do Empreendedor em Ciências do Mar;
5. Publicar e distribuir aos estudantes a 2ª edição do Guia de Empresas Juniores;
6. Apoiar a realização do Oceano Júnior;
7. Participar de eventos envolvendo as Ciências do Mar;
8. Ofertar capacitação e treinamento na área de empreendedorismo;
9. Incentivar a criação de Empresas Juniores na área de Ciências do Mar.
10. Incentivar a criação de empresas e iniciativas ligadas à área de Ciências do Mar.

A equipe formada em 2017 é coordenada pela Oceanógrafa Amanda Albano Alves (amandaalbanooceano@gmail.com) e conta com os Oceanógrafos Cleiton Luiz Foster Jardeweski (cleitonlfj@yahoo.com.br) e Mariana Martins de Andrade (mariana.martinsdeandrade@gmail.com) e com as estudantes finalistas de Oceanografia Maíra Fernandes Neves (maira.mfn@gmail.com) e Mayara Rosado da Silva (rosado.mayara@gmail.com).

Um dos principais objetivos para esse novo ciclo é divulgar a existência dessas ações e extrapolar o apoio e inserção do tema para além da Empresas Juniores de forma efetiva. Além de formar uma rede de contatos formada por empreendedores da área e estabelecer parcerias.

O GTEmpreededorimo faz parte do Plano de Trabalho 2016-2019 do Comitê Executivo para a Formação de Recursos Humanos em Ciências do Mar (PPG-Mar).

Para informações específicas deste GT, na página 34 do Relatório de Atividades 2016 é possível encontrar as ações realizadas em 2016, que incluem a participação na Semana Nacional de Oceanografia, participação e apoio ao Oceano Júnior 2016, oferta de consultoria para Empresas Juniores e produção de material didático.

* Também é possível nos encontrar no facebook: @gtecienciasdomar


HISTÓRICO

A primeira inclusão do tema no âmbito do PPG-Mar ocorreu por ocasião do 1° Encontro de Empresas Juniores de Ciências do Mar (1° EnCoJunior-Mar), realizado de 19 a 21 de novembro de 2008 na cidade do Rio de Janeiro/RJ. Neste evento, que reuniu diversos estudantes dos cursos de graduação em Ciências do Mar do Brasil, foi proferida a palestra “Empreendedorismo como Instrumento de Inserção no Mercado de Trabalho”. No 2° Encontro de Coordenadores de Cursos de Ciências do Mar (2° EnCoGrad-Mar), realizado de 04 a 06 de novembro de 2009, em João Pessoa/PB, esta palestra voltou a ser proferida, desta vez para uma plenária constituída de coordenadores de cursos de graduação e programas de pós-graduação em Ciências do Mar. Em face ao interesse pelo tema, um Grupo de Trabalho específico foi constituído em 2010, reunindo-se durante o I e o II Workshops dos GTs do PPG-Mar. Em 2011, no III Workshop dos GTs do PPG-Mar, o GT Empreendedorismo realizou um balanço dos resultados alcançados e estabeleceu o planejamento para os próximos anos. 2012.

   

 Oficina Piloto de Empreendedorismo em Ciências do Mar, realizada entre 07 e 08 de agosto de 2012, em Santos/SP.


O GT Empreendedorismo também promoveu, nos dias 07 e 08 de agosto de 2012, em Santos/SP, uma oficina piloto de Empreendedorismo, Empresas Juniores e Incubadoras, da qual participaram estudantes e docentes do Centro Universitário Monte Serrat – UNIMONTE, representantes do SEBRAE Nacional e a coordenação do PPG-Mar (Figura acima). O objetivo foi testar a metodologia proposta pelo SEBRAE para disseminar a cultura empreendedora entre estudantes e docentes da área de Ciências do Mar. Definida esta metodologia, a Oficina de Empreendedorismo já foi aplicada nos seguintes locais e datas:
- Toledo/PR, no dia 09/10/12, por ocasião do III Simpósio Nacional de Engenharia de Pesca – SINPESCA, com a participação de estudantes de Engenharia de Pesca da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Toledo;
- Recife/PE, nos dias 24 e 25/10/12, por ocasião do 5° Encontro de Coordenadores de Cursos de Ciências do Mar – 5° EnCoGrad-Mar, sendo oferecida uma turma para coordenadores de pós-graduação e, posteriormente, uma segunda turma para coordenadores de graduação;
- Rio de Janeiro/RJ, nos dias 13 e 14/11/12, por ocasião do Congresso Brasileiro de Oceanografia – CBO’2012, com aplicação para duas turmas de estudantes e profissionais da área de Ciências do Mar;
- Salvador/BA, no dia 05/12/12, por ocasião da 1° Oficina de Avaliação do Programa de Pós-Graduação em Geologia – UFBA, com aplicação para pós-graduandos e docentes do mencionado programa e para estudantes do curso de graduação em Oceanografia da mesma instituição; e
- Florianópolis/SC, no âmbito do 4° Congresso Brasileiro de Biologia Marinha – 4° CBBM, entre 19 e 23 de abril de 2013, tendo como público alvo os estudantes e docentes de cursos de graduação em Ciências Biológicas (com enfoque em temas relacionados às Ciências do Mar).

DAQUI PARA FRENTE
Hoje, estratégias mais robustas estão sendo construídas para dar valor e embasamento para iniciativas empreendedoras nas Ciências do Mar dentro e fora das IES. Você, que tem dúvidas e boas ideais, não deixe de entrar em contato conosco pelo e-mail: gtempreendedorismo@gmail.com.

 

 


  

Links de referência:

 Revista Brasileira de Gestão de Negócios    

 

 

 Revista Exame PME

 

 Brasil Junior

 Portal do Empreendedor    empreendedor     Plano de Negócios

 

 Site do Empreendedor

 

 Geranegocio

 SEBRAE    

 

 

 SEBRAE/RJ

  Instituto MVC   ABF - Associação Brasileira de Franchising     Instituto Chiavenato     Endeavor Brasil

     Starta - Empreendedorismo e Inovação

    IEA - Instituto de Estudos Avançados 

 

  Calculo Exato

  Gestão de Carreira     Fernando Dolabela