Grupos de Trabalho - GT Inovação

O GT Inovação tem por objetivo difundir a cultura da inovação entre os atores do PPG-Mar, estimulando (motivando) o corpo docente / corpo discente a participar de forma mais ativa do sistema de inovação do Brasil.

Em que pese os esforços despendidos, o GT Inovação tem encontrado dificuldades para dar andamento as suas ações, em grande parte pela inexistência de uma cultura inovadora na área de Ciências do Mar no Brasil, o que compromete o desenvolvimento de ações que busquem aprimorar esta prática. Ciente desta dificuldade, a coordenação do GT, em comum acordo com a coordenação do PPG-Mar, optou por dar andamento a uma estratégia de difusão de informações sobre inovação através de cursos de curta duração direcionados para dirigentes, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação da área de Ciências do Mar.

A primeira experiência foi realizada no dia 22 de novembro de 2011, em Rio Grande/RS, antecedendo 4° Encontro de Coordenadores de Cursos de Ciências do Mar – 4° EnCoGrad-Mar. O Mini-curso “Propriedade Intelectual e Inovação”, com duração de 6 horas, foi ministrado pela Dra. KARLA KOVARY (INPI), que coordena o GT Inovação, e contou com a presença de 68 participantes.

Para 2012 o GT Inovação incluiu em seu planejamento a oferta de três edições do curso "Propriedade Intelectual e Inovação", em paralelo a eventos científicos relacionados com a área de Ciências do Mar.

 


 Documentos de Referência:

- O Desafio de se Introduzir as Universidades no Sistema de Inovação do Brasil 

- Pesquisa de Inovação Tecnológica 2008 

- Guia Prático de Apoio à Inovação 

- Estudo das Empresas de Biociências no Brasil: 2009 

- Relatório UNESCO Sobre Ciência 2010 

- Caracterização do Estado da Arte da Biotecnologia no Brasil