Grupos de Trabalho - GT Ensino Técnico e Profissional

A participação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica dentro do Comitê Executivo para a Consolidação e Ampliação dos Grupos de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências do Mar (PPG-Mar), no âmbito do Plano Setorial para os Recursos do Mar (PSRM), começou em 2013.

A inclusão da formação técnica em Ciências do Mar na programação do 6° EnCoGrad-Mar, em Natal/RN, atendeu à proposição do Secretário da CIRM, Contra-Almirante Marcos Silva Rodrigues, uma vez que é estratégico para o País a capacitação de jovens para atender as demandas por mão de obra qualificada advindas do interesse crescente pelos recursos vivos e não vivos do mar.

Neste evento foi apresentado o painel “A Formação de Recursos Humanos em Ciências do Mar nos Institutos Federais”, que resultou na criação do workshop “Formação de Recursos Humanos em Ciências do Mar: Ensino Técnico”, ocorrido nos dias 25 e 26 de março de 2014 nas dependências da SECIRM/DF (Figura 1).

 

 

 

Dez representantes de Institutos Federais de vários estados do país reuniram-se com a coordenação do PPG-Mar e o PSRM, com o objetivo de debater a formação profissional e tecnológica de recursos humanos em Ciências do Mar.

Os objetivos específicos do evento foram: i) definir a conveniência/necessidade de criar um comitê/grupo de trabalho para consolidar e ampliar a formação técnica e tecnológica de recursos humanos em Ciências do Mar; ii) estabelecer um plano de trabalho para a atuação do comitê/grupo de trabalho para o ano de 2014; e, iii) definir a composição provisória do comitê/grupo de trabalho.

Uma das ações do plano de trabalho estabelecido no workshop, foi realizar um diagnóstico dos cursos profissionalizantes existentes na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica que possuem identificação com a área de Ciências do Mar. Este diagnóstico foi coordenado por representantes de cada região do país e resultou na listagem de diversos cursos oferecidos pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs).

Os dados obtidos neste levantamento foram reunidos e discutidos no VI Encontro Nacional dos Núcleos de Pesquisa Aplicada em Pesca e Aquicultura (NUPAs) dos IFs (ENUPA), ocorrido nos dias 03 a 07 de novembro de 2014 no IFAM Campus Presidente Figueiredo/AM (Figura 2). 

 

 

O VI ENUPA foi organizado pelo IFAM com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação, com o objetivo de promover discussões sobre os avanços da política para a formação humana na área da Pesca Marinha, Continental e Aquicultura Familiar/Portos e Navegação, e de fomentar a difusão e socialização das pesquisas aplicadas em pesca e aquicultura realizadas pelos NUPAs.

Estavam presentes membros de 16 IFs, e durante as atividades foi realizada uma apresentação sobre o PPG-Mar e do PSRM, de forma a sensibilizar e incentivar os participantes para contribuir no levantamento dos cursos de forma a caracterizar adequadamente a participação dos IFs no PSRM. Adicionalmente também foi feita uma reunião com os membros presentes do GT Ensino Técnico e outros participantes envolvidos no diagnóstico dos cursos profissionalizantes dos IFs na área de Ciências do Mar.

Por fim, foi criado o planejamento para 2015 do GT Ensino Técnico, que inclui as seguintes atividades:

  • Estruturação do Grupo de Trabalho;
  • Consolidação do diagnóstico dos cursos profissionalizantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, de acordo com a definição de Ciências do Mar adotada pelo PPG-Mar;
  • Apresentação do diagnóstico dos cursos profissionalizantes no 7° EnCoGrad-Mar;
  • Realização do levantamento do estado da arte neste nível de formação no Brasil;
  • Participação de eventos da área de Ciências do Mar;
  • Realização de uma Sessão Ordinária. 

 


Workshop Formação de recursos Humanos em Ciências do Mar - Relatório

Relatório das atividades do GT Ensino Técnico / PPG-Mar 2014